domingo, 5 de setembro de 2010

Antes e depois da cruz

Graça e paz, amados. Hoje replico uma palavra abençoadora pregada na Igreja Evangélica Cristo Vive pelo apóstolo Miguel ângelo:


   Cristo é o mediador da nova aliança, declarada como uma aliança superior:
Hb 9:15-17 (Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados. / Porque, onde há testamento, {testamento; ou aliança} é necessário que intervenha a morte do testador; / pois um testamento {testamento; ou aliança} só é confirmado no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o testador.)
   A lei é feita de ordenanças da carne, e foi imposta até a reforma - A Graça:
Hb 8:13 (Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer.)
Hb 9:10 (os quais não passam de ordenanças da carne, baseadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções, impostas até ao tempo oportuno de reforma.)
   A lei promove uma ilusão de liberdade, mas na verdade ela escraviza:
Hb 7:18-19 (Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade / (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus.) - Está revogada - inutilidade da lei;
   Quem ainda está sob as obras da lei está sob maldição:
Gl 3:10 (Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.)
   Após ser libertos por Cristo, não devemos nos submeter, de novo, a jugo de escravidão:
Gl 5:1 (Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.) - Ou seja, agora que estamos em Graça, não devemos nos submeter a óleo, batismos, jejuns e outros ritos da lei, que são para morte.
   O início do cristianismo foi em Antioquia:
At 11:26 (tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.)
At 20:26 (Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos;)

Como era antes da cruz e como ficou depois da cruz - 21 tópicos:

1- Antes: Havia o pecado (entre Seus filhos):
Jo 1:29 (No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!)
    Depois: Deus aniquilou o pecado:
Hb 9:26 (Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.)

2 - Antes: Lei de moisés
Mt 5:17 (Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.)
    Depois: Fim da lei
Rm 10:4 (Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.)

3 - Antes: Havia morte
Rm 5:17 (Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.)
    Depois: Chegou a vida
Rm 5:17 (Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.)

4 - Antes: Viviam de obras
Rm 10:5 (Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela.)
    Depois: Agora vivem de fé
Rm 1:17 (visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.)

5 - Antes: Jesus de Nazaré
1Jo 2:26 (Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar.)
    Depois: Cristo ressussitado
Rm 7:4 (Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.)

6 - Antes: Inferno
Mt 18:9 (Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo.)
     Depois: Paulo Não falou no inferno
Ap 20:15 (E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.)

7 - Antes: 12 apóstolos
Mt 10:1-4 (Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades. / Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; / Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; / Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.)
    Depois: 1 apóstolo
1Co 4:15 (Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus.)
1Co11:1, 2 (Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. / De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.)

8 - Antes: Ministério da circuncisão
Gl 2:6-7 (E, quanto àqueles que pareciam ser de maior influência (quais tenham sido, outrora, não me interessa; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que me pareciam ser alguma coisa nada me acrescentaram; / antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão)
    Depois: Evangelho da incircuncisão
Gl 2:7 (antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão)

9 - Antes: Deus te abençoe
Nm6:24-27 (O SENHOR te abençoe e te guarde; / o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; / o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz. / Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.)
    Depois: Cristo nos abençoou
Ef 1:3 (Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,)

10 - Antes: Satanás estava vivo
Jo 12:31 (Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.)
    Depois:  Foi destruído
1Jo 3:8 (Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.)

11 -  Antes: Arrependimento
Mt 4:17 (Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.)
    Depois: reconciliação
2Co 5:18-20 (Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, / a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. / De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.)

12 - Antes: Somente adoração
Jo 4:24 (Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.)
    Depois: Louvor e glória
Ef 1:5-6 (nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, / para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,)

 13 - Antes: Cristão judaizante
Gl 2:14 (Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?)
    Depois: Cristãos
At 11:25-26 (E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; / tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.)

14 - Antes: Batismo nas águas
Mt 3:11 (Eu vos batizo com {com; ou em} água, para {para; ou à vista de} arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com {com; ou em} o Espírito Santo e com {com; ou em} fogo.)
    Depois: Um só batismo
Ef 4:5 (há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;)
Rm 6:3 (Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?)

15 - Antes: Páscoa judaica
Mt 26:17 (No primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, vieram os discípulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde queres que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa?)
    Depois: Cristo é a nossa páscoa
1Co 5:7 (Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.)

16 - Antes:  Sábado judaico
Lc 23:56 (Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.)
    Depois: Sábado eterno
Hb 4:9-10 (Portanto, resta um repouso {repouso; ou repouso sabático} para o povo de Deus. / Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.)

17 - Antes: Velho pacto
Mt 5:17 (Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.)
    Depois: Novo pacto
Hb 10:9-10 (então, acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo. / Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.)

18 - Antes: Lei, levitas
Hb 7:12 (Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.)
    Depois: Mudança de sacerdócio
Hb 7:12 (Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.)

19 - Antes: Lei - sombras
Hb 10:1 (Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.)
     Depois:  Bens reais
Hb 10:1 (Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.)

20 - Antes: Fé humana
Hc 2:4 (Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.)
    Depois: Fé como dom
Ef 2:8 (Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;)

21 - Antes: Obras mortas
Hb 6:1-2 (Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, / o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.)
    Depois: Servimos a um Deus vivo
1Ts 1:9 (pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro)

Para concluir, éramos pecadores ANTES de Cristo morrer:

Rm 5:8-10 (Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. / Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. / Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;)
Rm 8:31 (Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?)

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, e pelos artigos..

    Como tempo lerei todos eles...
    Já sou sua seguidora.. vi seu blog no sorteio da Menina Simone, então vim conferir..

    Quando tiver um tempinho dá um pulo no meu blog: http://vavareck.blogspot.com

    Abraços
    Deus continue dando sabedoria, discernimento e entendimento!!

    ResponderExcluir